post image

Levantamento Planialtimétrico

Todos dizem que você deve fazer um levantamento planialtimétrico antes de comprar um terreno. E é a mais pura verdade. Se você não fizer antes de comprar, pelo menos faça antes de construir.

Com este levantamento você poderá ver, entre outras coisas, se o teu terreno está com o tamanho que foi comprado, se existem muitos desníveis e quantas árvores tem em seu lote. Estas informações serão muito úteis para sua arquiteta e aliás, se ela for realmente boa ela irá exigir esse levantamento.

Quando fomos visitar o terreno com a arquiteta foi a primeira vez que chegamos até a divisa final dele e notamos que não poderia ter 20 metros de jeito nenhum. Ela havia levado uma trena mas também não conseguiu medir 20 metros. Como estava programado um levantamento planialtimétrico, esperamos o resultado do técnico.

A linha vermelha é onde o terreno estava. Azul é o correto.

A linha vermelha é onde o terreno estava. Azul é o correto.

A princípio eu estava desconfiado que meu vizinho do lote 4, à direita na imagem ao lado, havia me tomado parte do final do meu terreno, afinal o mesmo já havia me roubado muitos e muitos metros cúbicos de terra.

Fizemos o levantamento pela Setec Engenharia e o que inicialmente sairia R$800 reais acabou saindo mais. Pois o técnico começou a perceber que nenhum terreno da quadra estava de acordo. Depois de pagar a diferença para ele medir a quadra inteira o técnico descobriu que na verdade o erro era por conta do meu vizinho da esquerda. Apesar do problema ser menor, afinal o vizinho da direita construiu uma casa rente ao muro, o da esquerda havia recém levantado um muro de 47 metros.

Mas o levantamento estava feito, valor total R$1500 e não havia mais dúvidas.

Imagem gentilmente cedida por batega.

Tags: , , , , ,

pitacos

4 pitacos neste artigo.
  1. Pitaco #1
    Ayrosa em janeiro 21, 2009 em 22:50

    Exatamente pela falta do levantamento planialtimétrico que se formam as construções desordenadas…

    Aqui ao lado de casa não existe regra nenhuma, alguns possuem cinco metros entre a fachada da casa e a rua (o que deveria ser um padrão) enquanto outras casas constroem praticamente sobre a rua e os carros que desviem. É algo estúpido e que tem se tornado cada vez mais constante devido à falta de fiscalização da prefeitura… Isso é claro, só ajuda para a desvalorização do imóvel, pois uma vez ao meio da bagunça para corrigir é algo quase impossível e. Ninguém quer comprar algo que fisicamente não corresponde ao que está na escritura.
    Melhor mesmo é ser o primeiro a comprar um terreno do lote todo, pois assim evita essa dor de cabeça e torcer é claro para que o futuro vizinho não seja tão expertos quanto vcs hahahahaa
    Mas é isso aí, continuo aqui na maior expectativa para que tudo de certo o mais rápido possível para fazermos mais uma daquela viagem =p

    []´s

  2. Pitaco #2
    Teusma em janeiro 21, 2009 em 22:56

    Está muito bom o blog. É legal poder acompanhar essa fase das vossas vidas e certamente as dicas aqui são/serão úteis.

    Ah, compartilho da mesma idéia do Ayrosa: “continuo aqui na maior expectativa para que tudo de certo o mais rápido possível para fazermos mais uma daquela viagem =p”

  3. Pitaco #3
    VLADIMIR em dezembro 28, 2011 em 15:04

    vocês orçam serviço de levantamento palnialtimetrico

  4. Pitaco #4
    Carlos em fevereiro 12, 2012 em 21:38

    Tenho uma dúvida.
    Existe um limite máximo de declive num terreno para que eu possa construir.
    Grato

dê o seu pitaco

Conte-nos o que pensa.

quem somos nós?

Quem escreve este blog
Um casal enfrentando as mais diversas ciladas durante a construção de uma casa.